Gorduras insaturadas auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares têm o potencial de impactar tanto o coração quanto os vasos sanguíneos. Um exemplo notável é a doença arterial coronariana, que se manifesta através de sintomas como dor no peito e pode levar ao grave quadro de infarto agudo do miocárdio. Esta condição é reconhecida como a principal causa de mortalidade no mundo. Entre as principais causas do desenvolvimento dessas doenças estão o tabagismo, o alto nível de colesterol no sangue, a pressão alta, a obesidade e o diabetes. 

Porém, recentemente uma pesquisa publicada na revista Nature Communications analisou uma forma de como encarar a prevenção desse tipo de doença. A pesquisa, conduzida pelo Keenan Research Centre for Biomedical Science, do Hospital St. Michael, revelou o papel da Apolipoproteína A-IV, ou ApoA-IV, nesse cenário. 

A ApoA-IV é uma proteína plasmática que demonstrou ter um impacto significativo na agregação plaquetária, um processo essencial na formação de coágulos sanguíneos que podem levar a distúrbios trombóticos, como infartos do coração e derrames. A agregação plaquetária é mediada pela integrina αIIbβ3, uma proteína de superfície das plaquetas que desempenha um papel crucial nesse processo. 

Os resultados dessa pesquisa indicaram que a ApoA-IV atua como um inibidor endógeno da agregação plaquetária e trombose, bloqueando as interações entre a integrina αIIbβ3 e seus ligantes protrombóticos. Esse bloqueio reduz a formação de coágulos sanguíneos, prevenindo o surgimento de distúrbios trombóticos.

 

O Impacto da ApoA-IV na aterosclerose e outras doenças inflamatórias

 

Além de sua influência na agregação plaquetária, a ApoA-IV também foi associada à redução do processo crônico da aterosclerose e de outras doenças inflamatórias. Essa ligação, está intimamente relacionada à função plaquetária. Portanto, a ApoA-IV desempenha um papel duplo na proteção contra doenças cardiovasculares, abordando tanto a formação de coágulos quanto o bloqueio dos vasos sanguíneos.

 

Um aspecto importante da pesquisa é a relação entre a ApoA-IV e os alimentos. Após a ingestão de refeições ricas em gorduras insaturadas, como o azeite de oliva e o abacate, por exemplo, os níveis da proteína aumentam no sangue. Essa elevação é importante porque após as refeições, as plaquetas são estimuladas a se ligarem umas às outras e também as células brancas do sangue, o que pode aumentar o risco de uma coagulação indesejada.

No entanto, a presença da ApoA-IV depois da ingestão de alimentos,  atua como um regulador desse processo. Ela diminui a hiperatividade e a ligação das plaquetas, reduzindo a inflamação pós-prandial – estado que segue imediatamente a ingestão de uma refeição – e, consequentemente, o risco de ataque cardíaco e derrame. Portanto, os alimentos ricos em gorduras insaturadas podem ser aliados poderosos na prevenção de doenças cardiovasculares.

Além disso, os pesquisadores também descobriram que a ApoA-IV segue um ritmo circadiano, estando mais ativa durante a noite e menos ativa pela manhã. Essa descoberta pode explicar por que a incidência de infartos do coração e derrames é mais alta pela manhã em comparação com a noite. A proteína desempenha um papel protetor durante o sono, mas sua atividade diminui ao acordar.

 

Implicações e futuras aplicações

 

A compreensão do papel da ApoA-IV na agregação plaquetária abre portas para futuras aplicações terapêuticas. Pesquisadores estão explorando como aproveitar o seu potencial protetor no desenvolvimento de terapias direcionadas a doenças cardiovasculares e outras condições relacionadas à ativação e agregação de plaquetas, já que essa proteína demonstrou ser um inibidor essencial, além de desempenhar um papel na redução da aterosclerose e outras doenças inflamatórias. 

A relação entre a ApoA-IV e alimentos ricos em gorduras insaturadas oferece uma estratégia simples e acessível para a prevenção de doenças cardiovasculares. A incorporação desses alimentos em nossa dieta diária pode ser uma medida eficaz na proteção do coração e dos vasos sanguíneos.

A pesquisa tem consequências significativas na prevenção de doenças cardiovasculares, que são responsáveis por um grande número de mortes em todo o mundo. Alimentos ricos em gorduras insaturadas, podem ser incorporados em dietas como parte de estratégias preventivas. 

Os tipos de gorduras

Quando se trata de gorduras, nem todas são iguais. Algumas são essenciais para a saúde, enquanto outras podem representar um risco. Há o que pode ser chamado de gorduras boas e de gorduras ruins, e seus impactos na saúde cardiovascular são distintos. 

Gorduras boas

  • Gorduras Insaturadas: Estas são as verdadeiras aliadas da saúde cardiovascular. Encontradas em alimentos como peixes, abacate, nozes, amendoim e azeite de oliva, as gorduras insaturadas ajudam a melhorar a saúde do coração quando consumidas com moderação. Elas têm o poder de substituir as “gorduras ruins” em nossa dieta, promovendo a saúde cardiovascular.
  • Gorduras Poli-insaturadas: Presentes em óleos vegetais, sementes e peixes gordurosos, as gorduras poli-insaturadas também são benéficas para o coração. Além de substituir as “gorduras ruins”, elas desempenham um papel essencial no funcionamento do nosso organismo.

Gorduras ruins

 As gorduras ruins, quando consumidas em excesso, podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares e outros problemas de saúde. Duas categorias principais merecem atenção:

  • Gorduras Saturadas: Encontradas principalmente em carnes vermelhas, laticínios integrais, óleos de palma e coco, as gorduras saturadas podem elevar o colesterol LDL (colesterol ruim), contribuindo para doenças cardiovasculares.
  • Gorduras Trans: Presentes em alimentos industrializados, como margarinas, biscoitos, bolos e frituras, as gorduras trans são extremamente prejudiciais à saúde. Além de aumentar o colesterol LDL, elas reduzem o HDL (colesterol bom).

 

Fazendo escolhas inteligentes

 Ao compreender a diferença entre gorduras boas e ruins, é possível tomar decisões conscientes em relação à sua dieta e saúde cardiovascular.

Para promover um coração saudável:

  • Opte por alimentos ricos em gorduras insaturadas e poli-insaturadas;
  • Reduza o consumo de gorduras saturadas, preferindo opções magras;
  • Evite alimentos com gorduras trans industrializadas;
  • Leia atentamente os rótulos dos alimentos e evite produtos com índices de gordura parcialmente hidrogenada. 

Lembre-se, uma rotina saudável aliada a uma alimentação adequada e o acompanhamento médico, podem garantir a saúde do seu coração. Esse conteúdo traz informações de qualidade, mas não substitui as consultas com especialistas. 

O Grupo ACB assume o compromisso de trazer informações relevantes e atuais para você se manter sempre atualizado. 

Referências

Xu, X.R., Wang, Y., Adili, R. et al. Apolipoprotein A-IV binds αIIbβ3 integrin and inhibits thrombosis. Nat Commun 9, 3608 (2018). https://doi.org/10.1038/s41467-018-05806-0 

Ministério da Saúde. Doenças cardiovasculares: principal causa de morte no mundo pode ser prevenida. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2022/09/doencas-cardiovasculares-principal-causa-de-morte-no-mundo-pode-ser-prevenida. Acesso em: 11/09/2023.

Organização Pan-americana da Saúde (OPAS). Doenças Cardiovasculares. Disponível em: https://www.paho.org/pt/topicos/doencas-cardiovasculares#:~:text=As%20doen%C3%A7as%20cardiovasculares%20s%C3%A3o%20a,as%20mortes%20em%20n%C3%ADvel%20global. Acesso em: 11/09/2023.

Leia mais

Siga nosso Facebook

Olá, como podemos te ajudar?