Estudo sinaliza nova abordagem de monitorização da pressão arterial

O estado de choque circulatório se manifesta pela inadequação do suprimento sanguíneo aos órgãos, requerendo intervenção imediata para evitar danos ou, até mesmo, a morte. Apesar da pressão arterial média (PAM) ser frequentemente utilizada como guia terapêutico, as metas de pressão arterial individuais permanecem um enigma.

Uma abordagem inovadora emergiu de um estudo recentemente divulgado na revista Nature, que descreve um método para monitorar de forma contínua a pressão crítica de fechamento na circulação sistêmica, utilizando monitores de pressão arterial comuns em pacientes graves de terapia intensiva.

Este estudo ressalta que a pressão de perfusão tecidual (TPP) oferece perspectivas únicas e valiosas em comparação com outros parâmetros hemodinâmicos tradicionais. A TPP é definida como a diferença entre a pressão arterial média e a pressão crítica de fechamento.

A pressão crítica de fechamento é um parâmetro vital que descreve a pressão arterial no momento em que o fluxo sanguíneo é interrompido, resultando em falha circulatória. No entanto, medir com 

segurança e precisão a pressão crítica de fechamento em pacientes com circulação intacta tem sido um desafio considerável.

Os pesquisadores introduziram uma abordagem inovadora para estimar a pressão crítica de fechamento com base nas formas de onda da pressão arterial, possibilitando uma monitorização contínua e não invasiva desse parâmetro. Através da análise de dados de quase 6 mil pacientes em uma unidade de terapia intensiva cardíaca, desenvolveram um método confiável para calcular a pressão crítica de fechamento e apresentaram o conceito de pressão de perfusão tecidual (TPP).

 

Pressão de Perfusão Tecidual (TPP)

A TPP é definida como a diferença entre a pressão arterial média (MAP) e a pressão crítica de fechamento. Essa métrica singular demonstrou ser altamente esclarecedora, fornecendo uma visão mais precisa da perfusão tecidual quando comparada a outros parâmetros hemodinâmicos convencionais, como resistência vascular sistêmica (RVS) e débito cardíaco (DC). O estudo validou a relevância clínica da TPP, revelando seu valor na previsão de riscos de mortalidade, duração da internação e níveis elevados de lactato sanguíneo.

Ao analisar dados de uma ampla gama de pacientes, incluindo aqueles com diversas condições médicas e comorbidades, os pesquisadores realçaram a capacidade da TPP de estratificar pacientes e identificar aqueles em maior risco de resultados adversos. A comparação entre pacientes com diferentes faixas de TPP revelou diferenças significativas em termos de mortalidade, duração da internação e complicações, como ventilação prolongada. Essa capacidade de previsão detalhada e personalizada pode abrir novas oportunidades para adaptar o tratamento de acordo com as necessidades individuais de cada paciente.

 

Aplicação no choque circulatório

 

Este estudo introduz uma abordagem inovadora na gestão do choque circulatório, fornecendo uma maneira contínua e confiável de medir e interpretar a pressão crítica de fechamento. A inclusão da pressão de perfusão tecidual como métrica adicional oferece insights valiosos para otimizar o tratamento de pacientes em choque circulatório.

 

A equipe desenvolveu um método que utiliza dados batimento a batimento para criar um gráfico de dispersão relacionando a pressão de pulso (diferença entre a pressão sistólica e diastólica) multiplicada pela frequência cardíaca com a pressão arterial média. Essa abordagem permitiu medições sequenciais e contínuas da pressão crítica de fechamento em milhares de pacientes, fornecendo informações detalhadas sobre a relação entre pressão e fluxo sanguíneo.

O grande avanço deste estudo foi a introdução do conceito de pressão de perfusão tecidual (TPP), que representa a diferença entre a pressão arterial média e a pressão crítica de fechamento. Os pesquisadores demonstraram que a TPP oferece insights únicos em comparação com outras medidas hemodinâmicas convencionais, como pressão arterial média (PAM), débito cardíaco (DC) e resistência vascular sistêmica (RVS). Além disso, a TPP demonstrou potencial para prever riscos em pacientes gravemente enfermos.

 

Aplicação clínica da Pressão de Perfusão Tecidual

 

A aplicação clínica deste método é ampla e pode ser especialmente relevante no manejo de pacientes com insuficiência cardíaca ou em choque circulatório, onde a monitorização precisa da hemodinâmica é crucial para a tomada de decisões clínicas. Ao fornecer uma medida única do tônus vascular sistêmico, a pressão crítica de fechamento e a TPP têm o potencial de permitir um tratamento ainda mais personalizado, incluindo o ajuste de medicamentos vasoativos e a otimização do equilíbrio hídrico.

Apesar das promissoras descobertas, os pesquisadores reconhecem algumas limitações que devem ser levadas em consideração. O estudo atual baseou-se em pacientes internados em uma UTI de cirurgia cardíaca, o que pode restringir a aplicabilidade direta dos resultados a outras populações, como pacientes com sepse ou insuficiência cardíaca não cirúrgica. Além disso, o estudo é retrospectivo, destacando a necessidade de pesquisas prospectivas para validar completamente o uso da pressão crítica de fechamento e da TPP na prática clínica.

 

Este estudo representa um marco significativo na medicina cardiovascular e na área da hemodinâmica. A capacidade de medir continuamente a pressão crítica de fechamento por meio de monitores de pressão arterial convencionais abre portas para uma monitorização mais precisa e personalizada de pacientes em várias situações clínicas. Conforme a pesquisa avança e mais dados são coletados, podemos esperar uma transformação na abordagem da monitorização hemodinâmica, com possíveis benefícios substanciais para a tomada de decisões médicas e aprimoramento dos cuidados ao paciente.

Resumindo, este estudo apresenta uma abordagem inovadora para medir continuamente a pressão crítica de fechamento a partir dos sinais de pressão arterial, fornecendo insights únicos sobre a hemodinâmica do paciente. Apesar dos desafios e limitações, ele abre caminhos para uma monitorização mais precisa e personalizada de pacientes em situações críticas. O futuro da medicina cardiovascular parece cada vez mais promissor, à medida que avançamos rumo a uma compreensão mais profunda e detalhada do sistema circulatório humano.

O Grupo ACB assume o compromisso de trazer informações relevantes e atuais para você se manter sempre atualizado.

Referências

Chandrasekhar, A., Padrós-Valls, R., Pallarès-López, R. et al. A pressão de perfusão tecidual permite avaliação hemodinâmica contínua e previsão de risco na unidade de terapia intensiva. Nat Med 29 , 1998–2006 (2023). https://doi.org/10.1038/s41591-023-02474-6.

 

Asfar P, Meziani F, Hamel JF, Grelon F, Megarbane B, Anguel N, Mira JP, Dequin PF, Gergaud S, Weiss N, Legay F, Le Tulzo Y, Conrad M, Robert R, Gonzalez F, Guitton C, Tamion F, Tonnelier JM, Guezennec P, Van Der Linden T, Vieillard-Baron A, Mariotte E, Pradel G, Lesieur O, Ricard JD, Hervé F, du Cheyron D, Guerin C, Mercat A, Teboul JL, Radermacher P; SEPSISPAM Investigators. High versus low blood-pressure target in patients with septic shock. N Engl J Med. 2014 Apr 24;370(17):1583-93. doi: 10.1056/NEJMoa1312173.  Epub 2014 Mar 18. PMID: 24635770.

 

Kjaergaard J, Møller JE, Schmidt H, Grand J, Mølstrøm S, Borregaard B, Venø S, Sarkisian L, Mamaev D, Jensen LO, Nyholm B, Høfsten DE, Josiassen J, Thomsen JH, Thune JJ, Obling LER, Lindholm MG, Frydland M, Meyer MAS, Winther-Jensen M, Beske RP, Frikke-Schmidt R, Wiberg S, Boesgaard S, Madsen SA, Jørgensen VL, Hassager C. Blood-Pressure Targets in Comatose Survivors of Cardiac Arrest. N Engl J Med. 2022 Oct 20;387(16):1456-1466. doi: 10.1056/NEJMoa2208687. Epub 2022 Aug 27. PMID: 36027564.

 

Leia mais

Siga nosso Facebook

Olá, como podemos te ajudar?